ALINHAMENTO POR EIXO CARRETA
ALINHAMENTO INDIVIDUAL POR EIXO CARRETA
- MANUTENÇÃO CORRETIVA
Quando fazer o alinhamento?
A manutenção preventiva é sempre a melhor saída para garantir a eficiência de caminhões, carretas ou ônibus.
Em algumas situações específicas também é indicado realizar o alinhamento.
Sempre que for fazer a revisão em seu veículo, uma das principais bases da manutenção preventiva e geralmente feita a cada 10 mil quilômetros rodados, aproveite também para já checar o alinhamento e o balanceamento dos conjuntos de rodas e pneus.
Se, durante uma viagem, sentir dificuldade para manter o caminhão, ônibus ou carreta em linha reta, ou tiver que aplicar uma força maior que o normal no volante, é indicado procurar ajuda para checar o alinhamento das rodas.
Outro ponto de atenção é após impactos, como buracos ou obstáculos, que podem causar deformação nos pneus e/ou amassar as rodas.
Outras situações em que é indicado realizar o alinhamento de direção são a cada troca ou rodízio dos pneus, após a manutenção da suspensão e, claro, ao sentir forte trepidação no volante ou nas rodas.
E, por último, de tempos em tempos, faça você mesmo uma inspeção e observe a integridade da borracha. Caso note que o desgaste está irregular, com um lado da banda de rodagem mais gasto do que o outro por exemplo, pode ser um sinal de desalinhamento de roda.
O alinhamento de direção em veículos como caminhões, carretas ou ônibus é essencial para a conservação do seu veículo e segurança do motorista.
Faça revisões periódicas, manutenções preventivas e mantenha seu veículo alinhado.
